Lição 5: Um Homem de Deus em Depressão. (EBD)


A paz amados. A partir dessa semana, estaremos postando aqui no blog as lição bíblicas da escola bíblica dominical. Onde você poderá estar estudando, e tendo acesso a ilustrações e informações em qualquer lugar, seja pelo computador, tablet, Smartphone ou mesmo seu celular. Nosso intuito não é fazer divulgação ilícita da "Lições Bíblicas - CPAD", mas criar em torno da mesma um  conteúdo mas rico, seja com ilustrações ou matérias de pesquisa.

_________________________________________________________________________________
Lição 5    
 (3 de Fevereiro de 2013)


Título da Lição: Um Homem de Deus em Depressão
Texto Áureo: "Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos" (2 Co 4.8,9). 
Verdade Prática: Os conflitos de Elias o levaram a enfrentar períodos de depressão e tristeza. Mas o Senhor ajudou-o superar. 

Leitura Diária

Segunda: Elias, um homem espiritual (Tg 5.18)
"E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto."
Terça: Elias, um homem sentimental (Tg 5.17)
"Elias era um homem sujeito as mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra."
Quarta: Elias, um homem em fuga (1 Rs 19.3)
"O que vendo ele, se levantou, e, para escapar com vida, se foi, e veio a Berseba, que é Judá, e deixou ali o seu moço."
Quinta: Elias, um homem em isolamento (1 Rs 19.4)
"E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha viada, pois não sou melhor do meus pais."
Sexta: Elias, um homem de autocomiseração (1Rs 19.4,5,6)
"E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha viada, pois não sou melhor do meus pais. E deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro; e eis que, então, um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. E olhou, e eis que a sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas de uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se."
Sábado: Elias, um homem sob os cuidados divinos (1 Rs 19.7)
"E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque mui comprido te será o caminho."


Leitura Bíblica em Classe
1 Rs 19.2-8

2- Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses e outros tanto, se decerto amanhã a estas horas não puser a tua vida com a de um deles.
3- O que vendo ele, se levantou, e, para escapar com vida, se foi, e veio a Berseba, que é Judá, e deixou ali o seu moço.
4- E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha viada, pois não sou melhor do meus pais.
5-  E deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro; e eis que, então, um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come.
6-  E olhou, e eis que a sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas de uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.
7- E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque mui comprido te será o caminho.
8- Levantou-se, pois, e comeu, e bebeu, e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Herobe, o monte de Deus.


INTRODUÇÃO



Muitas vezes ficamos tão fascinados com o registro bíblico sobre homens e mulheres de Deus que
acabamos esquecendo que todos eram humanos! Passamos a enxergá-los como heróis e como
tal acreditamos que eles não tinham falhas. Todavia, a Escritura mostra os homens de Deus como
de fato são - homens fiéis, vigorosos, destemidos, corajosos e ousados - mas ainda assim
humanos. Com Elias também foi assim. Ele foi um profeta que deixou seu legado na história
bíblica como um gigante espiritual. Um servo de Deus de profunda convicção espiritual e
consciente de sua missão profética. Por causa disso enfrentou soberanos, falsos profetas e o
coração de um povo dividido. Isso deixou uma sobrecarga sobre ele, e foi isso que fez aflorar na
vida do profeta de Tisbe todo o seu lado humano, frágil e carente da ajuda divina.





I - ELIAS – UM HOMEM COMO OS OUTROS







1. Um homem espiritual. Elias era um homem espiritual e vários fatos narrados nas Escrituras
atestam essa verdade. Primeiramente, vemos Elias como um profeta profundamente envolvido
com a Palavra de Deus: "E que conforme a tua palavra fiz todas estas coisas" (1 Rs 18.36). Em
segundo lugar, o profeta de Tisbe possuía uma profunda vida devocional. Ele era um homem de
oração: "E Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por
terra, e meteu o seu rosto entre os seus joelhos. E disse ao seu moço: Sobe agora e olha para a
banda do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então, disse ele: Torna lá sete vezes" (1 Rs
18.42,43). Elias conhecia os infinitos recursos da oração!


2. Um homem sentimental. Mas Elias não era apenas um homem espiritual, ele também era
sentimental. O apóstolo Tiago afirma que: "Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e,
orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra" (Tg
5.17). Tiago diz duas coisas importantíssimas sobre Elias que nós parecemos esquecer:
primeiramente "Elias era homem". Elias foi um gigante espiritual, mas era homem! Não era um
anjo! Em segundo lugar, Elias possuía "as mesmas paixões". Elias não era apenas espiritual, era
também sentimental! Alegrava-se, mas também entristecia-se! Talvez o que distingue Elias dos
demais mortais é que ele não maquiava seus sentimentos. Ele os punha para fora.


II - AS CAUSAS DOS CONFLITOS DE ELIAS



1. Decepção. O capítulo 18 do Primeiro Livro de Reis narra a fantástica vitória que o profeta Elias
obtivera sobre os profetas de Baal. O Senhor havia respondido a oração do seu servo, enviando
fogo do céu em resposta à sua oração (1 Rs 18.38). O que Elias esperava em resposta a esse
avivamento era um total quebrantamento do povo, incluindo a casa real. Todavia, o avivamento não
alcançou as proporções desejadas. A casa de Acabe ficou insensível. Jezabel mandou dizer a
Elias, em tom de ameaça: "Assim me façam os deuses e outro tanto, se decerto amanhã a estas
horas não puser a tua vida como a de um deles" (1 Rs 19.2). Parece que a vitória havia se
convertido em derrota! Sem dúvida, Elias havia ficado decepcionado, não com o seu Deus, mas
com o príncipe de seu povo!


2. Medo. Diante da ameaça de morte sentenciada pela rainha Jezabel, a reação de Elias foi
imediata: "O que vendo ele, se levantou, e, para escapar com vida, se foi, e veio a Berseba, que é
de Judá, e deixou ali o seu moço" (1 Rs 19.3). Elias teve medo e fugiu! O homem que havia
confrontado Acabe e os falsos profetas de Baal e Aserá, agora fugia temendo morrer pela mão de
uma mulher! Não devemos esquecer que Elias era um homem semelhante a nós e sujeito aos
mesmos sentimentos (Tg 5.17). Os gigantes também possuem seus momentos de fraqueza! Não
há dúvidas que aqui os sentimentos falaram mais alto do que a fé!


III - AS CONSEQUÊNCIAS DOS CONFLITOS



1. Fuga e isolamento. O texto sagrado destaca a fuga do profeta Elias (1 Rs 19.3). O homem de
Deus que havia enfrentado situações tão adversas, agora se vê impotente diante das ameaças de
uma rainha pagã. Ele se viu sem escapatória diante dessa nova situação e temeu por sua vida.
Humanamente falando era ficar e morrer. Devemos observar que o Senhor não recriminou Elias
por isso; nós também não devemos fazê-lo. Por outro lado, Elias não apenas fugiu; ele também se
isolou. "E ele se foi ao deserto" (1 Rs 19.4). Essa é a marca de uma pessoa deprimida - ela busca
o isolamento. Somos seres sociais e como tais, não podemos viver no isolamento.


2. Autopiedade e desejo de morrer. Vemos ainda as marcas do comportamento depressivo do
profeta na sua atitude de autopiedade - um termo sinônimo para autocomiseração, cunhado pelos
psicólogos. Elias achava que somente ele ficara como um servo fiel do Senhor: "Eu fiquei só" (1
Rs 19.10). Ele achava ainda que todos haviam apostatado ou abandonado a fé. Não havia mais
fiéis, somente ele. Como o texto deixa claro, isso era ver a realidade de forma distorcida. Deus
possuía ainda seus sete mil (1 Rs 19.18). Mas Elias foi mais além - ele agora queria morrer: "e
pediu em seu ânimo a morte" (1 Rs 19.4). Os psicólogos observam que este é o sintoma de uma
pessoa com depressão profunda. Ela perde o encanto pela vida. Elias, portanto, precisava
urgentemente da ajuda do Senhor.


IV - O SOCORRO DIVINO



1. Provisão física. O socorro do Senhor chegou até o profeta na forma de provisão física e
material: "E deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro; e eis que, então, um anjo o tocou e lhe
disse: Levanta-te e come" (1 Rs 19.5). Os psicólogos veem aqui um dos sintomas da depressão
de Elias - a inapetência ou alteração dos hábitos alimentares. Nesse estado, a pessoa pode não
querer comer como também pode possuir um apetite exagerado. Em ambos os casos é
necessário o auxilio de terceiros. No caso do profeta, o anjo do Senhor é quem o auxilia
providenciando-lhe alimento. Ele precisava alimentar-se e Deus fez com que isso fosse
providenciado: "E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas e uma
botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se" (1 Rs 19.6).


2. Provisão espiritual. Elias alimentou-se de pão e água - elementos de natureza material.
Todavia, a forma e o instrumento usado por Deus para fazê-los chegar até ao profeta eram de
natureza espiritual. Como já vimos, o texto sagrado diz que um anjo do Senhor foi quem
providenciou aqueles víveres para o profeta (1 Rs 19.5,6). Mas não foi apenas um anjo que
prestou auxilio ao profeta; o próprio Deus a quem Elias servia o conduziu durante todo o tempo. A
própria ida de Elias ao monte Horebe fez parte dessa terapia. Ali, Elias seria revitalizado não
apenas na sua vida espiritual, mas também na sua vida emocional (1 Rs 19.8-15).


CONCLUSÃO



Acabamos de observar que os homens de Deus também têm conflitos. Padecem também dos
males comuns a todos os mortais. Todavia, é perceptível que o servo de Deus conta com uma
forma de auxílio diferenciado - ele não está sozinho neste mundo. Por isso, não depende apenas
dos recursos humanos que são tão limitados. O Senhor faz-se presente nas horas conflituosas da
vida e presta-nos o seu auxílio. Lemos nos Salmos: "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro
bem presente na angústia" (Sl 46.1).


QUESTIONÁRIO


 _________________________________________________________________________________
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

 Lições Bíblicas. ELIAS E ELISEU, Um ministério de poder para toda a igreja. Lição 5 –
Um homem de Deus em depressão. Texto áureo. Verdade prática. Comentário: José Gonçalves. Introdução. I – Elias – Um
homem como os outros. 1. Um homem espiritual. 2. Um homem sentimental. II – As causas dos
conflitos de Elias. 1. Decepção. 2. Medo. III – As consequências dos conflitos. 1. Fuga e
isolamento. 2. Autopiedade e desejo de morrer. IV – O socorro divino. 1. Provisão física. 2.
Provisão espiritual. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 1° Trimestre de 2013.
_________________________________________________________________________________


Observações: todas as imagens são de acesso público pela AD SILVANA, você pode fazer o download das imagens separadas, ou fazer o download do slides com todas as imagens prontas para projeção e estudos. Selecione DOWNLOAD abaixo para baixar o slide (formato ppsx). 


Não deixe de postar seu comentário, dizendo o que achou, ou no caso de dúvidas e informações e mesmo solicitações deixe nos um recado. Para outras informações contate-nos AQUI !!

Sobre oAutor

Admin
Donec non enim in turpis pulvinar facilisis. Ut felis. Praesent dapibus, neque id cursus faucibus. Aenean fermentum, eget tincidunt.

Um comentário:

Template by Clairvo Yance
Copyright © 2013 AD SILVANA and Blogger Themes.