Lição 7 - A Vinha Nabote.

A VINHA DE NABOTE
Lição 7   17/02/2013



Texto Áureo: "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6.7).

Verdade Prática: A Trama orquestrada pela rainha Jezabel e o rei Acabe contra Nabote demonstra quão danoso é render-se aos desejos da cobiça e de uma satisfação pessoal.




Leitura Bíblica em Classe: 1 Reis 21.1-5;15,16

1. E sucedeu, depois destas coisas, tendo Nabote, o jezreelita, uma vinha que em Jezreel estava junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria, 
2. que Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha, ao pé de minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor do que ela; ou, se parece bem aos teus olhos, dar-te-ei a sua valia em dinheiro. 
3. Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais. 
4. Então, Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jezreelita, lhe falará, dizendo: Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão. 
5. Porém, vinda e ele Jezabel, sua mulher, lhe disse: Que há, que está tão desgostoso o teu espírito, e não comes pão?
15. E sucedeu que, ouvindo Jezabel que já fora apedrejado Nabote e morrera, disse Jezabel a Acabe: Levanta-te e possui a vinha de Nabote, o jezreelita, a qual ele te recusou dar por dinheiro; porque não vive, mas é morto. 
16. E sucedeu que, ouvindo Acabe que já Nabote era morto, Acabe se levantou, para descer para a vinha de Nabote, o jezreelita, para a possuir.




INTRODUÇÃO

O episódio envolvendo o rei Acabe e a vinha de Nabote é um dos mais tristes do registro bíblico.
Uma grande injustiça é cometida contra um homem inocente. Triste porque vemos até onde pode
chegar um coração cobiçoso. Por outro lado, o fato é um dos que melhor revela a manifestação da
justiça divina ante as injustiças dos homens. Acabe matou Nabote e apropriou-se de suas terras.
Todavia, não pôde usufruir do fruto de seu pecado, porque o Senhor, através do profeta Elias, o
denunciou e o disciplinou. É triste saber que soberanos, governantes e reis injustos governam,
mas é mais maravilhoso saber que um Rei justo governa todo o universo.



I – O OBJETO DA COBIÇA


1. O direito à propriedade no Antigo Israel. De acordo com o livro de Levítico, a terra pertencia
ao Senhor (Lv 25.23). O israelita da Antiga Aliança estava consciente de que o Senhor lhe havia
dado o direito de explorar a terra como uma concessão. Assim sendo, ele não poderia vender
aquilo que lhe fora dado como herança divina. O livro de Números destaca esse fato: "Assim, a
herança dos filhos de Israel não passará de tribo em tribo; pois os filhos de Israel se chegarão
cada um à herança da tribo de seus pais" (Nm 36.7). Com isso, o Senhor queria proteger seu povo
da cobiça, além de garantir-lhe o direito de cultivar a terra para sua subsistência. Fica, pois, a lição
de que não devemos cobiçar aquilo que é do próximo, nem tampouco jogar fora aquilo que o
Senhor nos confiou como despenseiros.



2. A herança de Nabote. Acabe queria a vinha de Nabote de qualquer jeito. Diante da insistência
do rei, Nabote contra argumentou: não poderia desfazer-se de sua herança (1 Rs 21.3). Nabote
era obediente ao Senhor e invocou o poder da lei para proteger-se. Diante desse fato, o rei
cobiçoso ficou triste, pois sabia que até mesmo um monarca hebreu precisava submeter-se à lei
divina (1 Sm 10.25). Mas Jezabel, sua esposa, que viera de um reino pagão, ficou escandalizada
com esse fato, pois entre os reinos gentios os governantes não eram apenas soberanos, eram
também tiranos (1 Rs 21.5-7). Dessa forma, ela arquitetou um plano para apossar-se da vinha de
Nabote (1 Rs 21.8-14).Quantas pessoas têm consciência da ilegalidade de determinada coisa,
mas como Acabe ficam à procura de justificativas que a tornem legal. Cuidado! Deus há de julgar
os tiranos e malfeitores.



II – AS CAUSAS DA COBIÇA



1. A casa de campo de Acabe. O livro de 1 Reis destaca que Acabe possuía uma segunda
residência em Jezreel (1 Rs 18.45,46). Era uma casa de verão. A vinha de Nabote estava, pois,
localizada próxima à residência de Acabe (1 Rs 21.1). O rei Acabe possuía uma casa real, uma
casa de campo, mas não estava satisfeito enquanto não possuísse a pequena vinha do seu súdito,
Nabote. É uma verdade que muitas pessoas, mesmos sendo ricas, não se satisfazem com o que
têm. Querem mais e mais, e assim mesmo não conseguem encontrar satisfação. Nenhum ser
humano conseguirá satisfazer-se plenamente se o centro da sua satisfação não estiver em Deus.



2. A horta de Acabe. Acabe estava dominado pelo desejo de "ter", de "possuir". Somente a casa
de verão, que sem dúvida era majestosa, não lhe satisfazia, queria agora construir ao seu lado
uma horta para que seus desejos pudessem ser realizados. Não se importava em quebrar o
mandamento divino: "Não cobiçarás" (Êx 20.17). Mais do que qualquer motivação externa, Acabe
estava totalmente dominado pelos desejos cobiçosos de seu coração.Jamais devemos incorrer no
erro de achar que os fins justificam os meios, e assim quebrar a Palavra do Senhor na busca de
um desejo meramente egoísta.



III – O FRUTO DA COBIÇA



1. Falso testemunho. As atitudes de Acabe foram acontecendo como reação em cadeia. É
evidente que um desejo pecaminoso não pode dar frutos bons. O problema agora não era
somente Acabe, mas também sua famigerada mulher, Jezabel (1 Rs 21.7). Foi ela que arquitetou
um plano sórdido para apossar-se da propriedade de Nabote. Diz o texto sagrado que ela
envolveu várias pessoas nesse intento, incluindo os nobres do reino (1 Rs 21.8). Nobres sem
nenhuma nobreza! Escreveu uma carta e selou com o anel de Acabe. Por conseguinte, com o
pleno consentimento do marido, engendrou o plano, a fim de que Nabote, o Jezreelita, fosse
acusado de ter blasfemado contra Deus e contra o rei (1 Rs 21.10). Um simples desejo que evoluiu
para cobiça e falso testemunho.



2. Assassinato e apropriação indevida. A trama precisava ser bem feita para não gerar
desconfiança. E por isso um jejum deveria ser proclamado, como sinal de lamento por haver
Nabote blasfemado contra o Deus de Israel (1 Rs 21.9). Uma prática religiosa foi usada para dar
uma roupagem espiritual ao caso. Como foi planejado, Nabote e sua família foram apedrejados e
mortos injustamente! (1 Rs 21.13). Quantas vezes a Bíblia é usada para justificar práticas
pecaminosas! Resolvido o problema, agora o rei apoderar-se-ia da vinha de Nabote (1 Rs 21.16).
Um abismo chama outro abismo. O pecado havia evoluído da cobiça para o assassinato!



IV – AS CONSEQUÊNCIAS DA COBIÇA



1. Julgamento divino. Tanto Acabe como a sua esposa, Jezabel, estavam convencidos de que
ninguém mais sabia dos seus intentos. De fato, ninguém dentre o povo soube dos bastidores
desse estratagema diabólico, exceto Elias, o Tisbita. Tão logo Acabe apossou-se da vinha de
Nabote, ordena Deus ao profeta Elias que se apresente ao rei e lhe proclame o juízo divino: "Falar lhe-
ás, dizendo: Assim diz o Senhor: Porventura, não mataste e tomaste a herança? Falar-lhe-ás
mais, dizendo: Assim diz o Senhor: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote, os
cães lamberão o teu sangue, o teu mesmo" (1 Rs 21.19,20). Alguém pode enganar aos homens,
mas nunca ao Senhor. Diante dEle todas as coisas estão patentes (Hb 4.13).



2. Arrependimento e morte. Duas atitudes podem ser tomadas diante de uma sentença divina de
julgamento: arrepender-se ou rejeitar a correção. No caso de Acabe, o texto sagrado destaca que
logo após receber a profecia sentenciando a sua morte, ele "rasgou as suas vestes, e cobriu a sua
carne de pano de saco, e jejuou; e dormia em cima de sacos e andava mansamente. Então, veio a
palavra do Senhor a Elias, o tisbita, dizendo: "Não viste que Acabe se humilha perante mim?
Porquanto, pois, se humilha perante mim, não trarei este mal nos seus dias, mas nos dias de seu
filho trarei este mal sobre a sua casa" (1 Rs 21.27-29). Acabe arrependeu-se, mas mesmo assim
não teve como se livrar das consequências de suas ações (1 Rs 22.29-40; 2 Rs 1.1-17). O pecado
sempre tem seu alto custo!





CONCLUSÃO

Lendo a história de Acabe, constatamos logo que o pecado não compensa. Todas as nossas
ações terão consequências, e algumas delas extremamente amargosas. Deveríamos medir
nossas intenções primeiramente pela Palavra de Deus e somente assim evitaríamos dar vazão
aos nossos instintos. Nossas ações glorificariam a Deus em vez de satisfazer nossos egos. Acabe
fracassou porque esqueceu-se da Palavra de Deus, preferindo ouvir e seguir a orientação de uma
pagã que nada sabia sobre a Lei do Senhor. Quando alguém quebra a Palavra de Deus, na
verdade é ele quem está se quebrando!




QUESTIONÁRIO 





__________________________REFERENCIA BIBLIOGRÁFICAS_______________________
Revista Lições Bíblicas. ELIAS E ELISEU, Um ministério de poder para toda a igreja.
Lição 7 - A Vinha de Nabote.
Texto áureo. Verdade prática. Introdução. I – O objeto da cobiça. 1. O direito à propriedade no Antigo Israel. 2. A herança de Nabote. II – As causas da cobiça. 1. A casa de campo de Acabe. 2. A horta de Acabe. III – O fruto da cobiça. 1. Falso testemunho. 2. Assassinato e apropriação indevida. IV – As consequências da cobiça. 1. Julgamento divino. 2. Arrependimento e morte. Conclusão.
Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 1° Trimestre de 2013.  _______________________________________________________________________



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